Diário Curso Maquiador Senac

manicure-4

 

 

6ª aula!!
Cuidados com o salão de beleza!
Todo salão de beleza deve prezar pela saúde e bem estar de seus cliente e funcionários.
Alguns cuidados no entanto acabam passando despercebidos.
Abaixo vamos listar alguns cuidados que devemos ter.

Pentes e escovas de cabelo

A cada uso o pente e a escova devem ser limpos, tirando os fios presos e lavando com água e sabão em abundância, enxaguar bem e deixar de molho por 30 minutos em uma solução de  hipoclorito de sódio a 1% ( água sanitária). Por último guardar em recipiente devidamente limpo. Se não forem tomados esses cuidados, a escova pode passar caspa e outras doenças do couro cabeludo.

Maquiagem

O local para guardar a maquiagem deve ser seco ao abrigo do sol. Tomar cuidado com o prazo de validade.
Já falamos sobre os cuidados com a maquiagem nesse post aqui. Nunca esquecendo de usar o equipamento de proteção individual, no caso do maquiador: jaleco, luvas e máscara. Esses cuidados são importantes pois a maquiagem pode transmitir micoses e causar alergias.

Toalhas

As toalhas são de uso individual. Dever ser lavadas com água e sabão após cada uso, deixando de molho por 30 minutos na solução de hipoclorito de sódio a 1%. Depois de secas, passar e embalar em sacos plásticos, guardar em local limpo.

Cera de depilação

Nunca pode ser reutilizada. Pois quando fazemos a depilação, uma parte de pele morta sai com a cera. Já imaginou pedaços de pele de outras pessoas em você? Ui!! Sempre utilizar a cera com espátulas descartáveis e em temperatura adequada.
Não utilizar ceras caseiras feitas com mel, açúcar e limão. A cera industrializada já passou por diversos testes, é mais segura, e  tem a autorização da Anvisa.

Ambiente

Manter o ambiente sempre limpo, arejado, com uma iluminação adequada. Cuidar para não sobrecarregar a tomada, se possível utilizar um aparelho em cada tomada. Fazer a manutenção da fiação elétrica periodicamente. Ficar atenta ao vencimento do extintor de incêndio. Utilizar pisos que aguente o impacto de possíveis  materiais, e o fluxo de pessoas.

Lixas de unha e material inoxidável

As lixas e palitos de madeira são materiais de uso único, devendo ser descartado após o uso. Os alicates e demais materiais de aço inoxidável devem ser lavados em água corrente com escova e sabão neutro. Depois devem ser secos e colocados em envelopes próprios para esterilização em autoclave (equipamento que utiliza o calor úmido sob pressão sendo capaz, quando em perfeito funcionamento, de eliminar até os vírus e bactérias mais resistentes). Após o ciclo completo (aquecimento, esterilização e secagem) na autoclave, devem ser guardados em envelopes por até uma semana.  O não procedimento correto pode transmitir doenças como hepatite B e C e micoses.

O ideal é que todos levem seu próprio kit de casa.
Afinal é melhor prevenir do que remediar!!

Você leva seu kit?

Beijoo
Josi Ávila

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s